sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Desnorteados ou a bússola explicada às crianças

Diapositivo 1 - Capitão caril

Diapositivo 2 - Bloco Central
Diapositivo 3 - Evolução
A minha missão neste blog, ao contrário de certas e determinadas pessoas, pauta-se por intuitos pedagógicos. Enquanto que o babyface se limita a gozar de forma alarve com tudo, eu acho que educar as pessoas sofisticadas que utilizam este tipo de instrumentos para definir os seus posicionamentos políticos é um dever cívico, que cumpro sem receber um tostão, ao contrário dos coordenadores do projecto da Bússola, sediados no ICS. Vamos lá, então.
A chave para as avarias na bússola está na Europa. Dizem os nossos cientistas políticos preferidos: "O posicionamento mais próximo do pólo Tradicional-nacionalista significa genericamente que defende a preservação da soberania nacional em detrimento de um aumento de poder da União Europeia e que está mais próximo de valores conservadores no que respeita a questões éticas e morais. "
Portanto, e como se pode ver pelos gráficos acima expostos na escala Tradicional-Libertário que supostamente trata da moral e dos costumes, para os nossos cientistas políticos, entre o PCP e o PNR não existem grandes diferenças no que a libertarianismo diz respeito. Como podem ver pelo gráfico relativo ao Bloco Central, PS e PSD estão praticamente lado a lado se não tivermos em conta os "Estilos de Vida" e o "Sociedade e Ambiente". Assim, mal abandonamos a questão europeia e é ver o PS, suposto partido progressista na moral e nos costumes e grande nivelador da sociedade portuguesa, que no resultado final surge mais cosmopolita que o PCP, a começar a baixar na vertical. No mesmo gráfico podemos ver o PCP e o Bloco lá em cima e à esquerda, no terreno da "social-democracia radical".

Sem comentários:

Enviar um comentário