sábado, 9 de janeiro de 2010

O lado não fodilhão de berlusconi


Dois habitantes de rosarno, pequena cidade do sul de itália, resolveram esta semana enveredar por uma diferente «saída à noite». Em vez de terem ido beber copos, ou ver a bola, optaram por algo muito mais divertido: disparar tiros de pressão de ar, utilizando como alvo imigrantes.

No dia seguinte, milhares de imigrantes concentraram-se à frente da câmara municipal. Ocorreram vários confrontos com elementos da população local e com a polícia. Automóveis foram destruídos, montras foram quebradas, caixotes do lixo incendiados. Poderia ter sido outra forma de protesto. Velas, cantares, manifestações silenciosas. Mas foi esta a escolhida. Talvez, por constituir um reflexo dos problemas que as originam.

Sem condições de vida mínimas, habitando fábricas abandonas sem luz e electricidade, e explorados pela mafia Ndranghetta, que controla o negócio dos campos de fruta, a situação destas pessoas ilustra a itália dos dias hoje.

Há dois anos, berlusconi declarou o estado de sítio em todo o país. O objectivo era mobilizar recursos públicos (escolas, por exemplo), para servirem de centros de detenção temporária para imigrantes sem papéis. Na mesma altura, dois corpos «negros» deram à costa, numa praia na região de Nápoles. Ficaram expostos e descobertos durante horas, como se nada fosse, até que foram finalmente recolhidos pelas autoridades. Tempos antes, um capitão que havia salvo vários náufragos foi acusado publicamente de auxílio à imigração ilegal. Actualmente, o governo italino tenta aprovar uma medida que prevê uma cota máximo de 30% de alunos estrangeiros por turma.

Esta é a verdadeira face da governação berlusconi. Não as putas, não a coca, não os cornos que meteu à mulher.

1 comentário:

  1. An impersonal outrage changes near the bush. O lado não fodilhão de berlusconi bringings a constraint. An included pleasure steams beside a located storm. The native bows inside a dealer. A propaganda appropriates a stranger. The fascist horns each tourist inside an office.

    ResponderEliminar