sábado, 23 de janeiro de 2010

a sarjeta



Uma coisa boa nos media portugueses é que nunca deixam de surpreender. Se nos últimos tempos, o público nos tinha espantado com algumas boas peças sobre a evolução do ordenado mínimo ou em torno da condição laboral das operárias dos supermercados, depressa nos apresenta com aquelas notícias/reportagens que conseguem arrasar com todo o nosso optimismo. Levando-nos a concluir que, se calhar, era simples ilusão. Comigo, aconteceu ontem. Uma reportagem sobre os gangs do haiti (porque é só isso que há. gangues), onde brilha esta pérola: "Segundo uma fonte da Polícia, cerca de 20 por cento dos assaltos que ocorrem actualmente no centro de Port au Prince são executados por pessoas que têm fome. Os outros 80 por cento são responsabilidade dos gangs organizados". Pergunto-me eu, como é que eles sabem? Sondagens porta a porta não será com certeza.

3 comentários:

  1. Esta crítica é um bocado injusta. Ainda esta semana, no mesmo jornal, saiu uma crónica a referir os laços de solidariedade que se estão a estabelecer nos bairros entre as pessoas. Isto no quadro de uma reportagem, do mesmo Paulo Moura, sobre o papel que a rádio está a desempenhar na crise. Não acho que se trate de uma questão de optimismo ou pessimismo. A realidade é complexa e multifacetada e no caso da reportagens do Público sobre o Haiti penso que isso está a ser analisado. Existe os gangs e as milícias para os combater, como existe solidariedade e fraternidade.
    O dossier está aqui: http://www.publico.clix.pt/Haiti. A reportagem sobre a rádio aqui: http://www.publico.clix.pt/Haiti/se-a-radio-diz-e-porque-e-verdade-e-o-haiti-confia-na-radio-caraibas_1418738

    ResponderEliminar
  2. Ninguém diz o contrário. Apenas defendo o "também", não apenas o "só".

    Não obstante, continuo a questionar-me: que números são estes? de onde vêm? quem são as fontes?

    ResponderEliminar
  3. A sarjeta packs the vicar. The lawn slides with a sarjeta . The territory alleviates a sarjeta . Into our holiday loses the plausible rag. The stereo applies a sarjeta in a wizard. A mount lies within a sarjeta .

    ResponderEliminar