sexta-feira, 27 de novembro de 2009

do activismo queque

Os intitulados "amigos do Jardim do Príncipe Real", gente civilizada usualmente com mais de dois apelidos, promoveram uma petição contra a requalificação do dito jardim realizada pela Câmara Municipal de Lisboa. Advogam que as árvores cortadas não estavam doentes ou sem vida mas apenas velhas, e estão contra o facto de terem sido retirados "gradeamentos que estavam em perfeito estado e protegiam da incivilidade de muitos dos nossos concidadãos alguns dos canteiros".
A prova do abastardamento da elite nacional é que esta mesma petição me veio parar à caixa do correio. Eu que comprei a minha comenda em saldo e que odeio gradeamentos nos jardins, bem como canteiros, perfilhando o princípio democrático que a relva e o espaço verde são para os cidadãos pisarem e rebolarem, saltarem e usufruírem de forma genérica.

E agora, como viver sem os gradeamentos que nos protegem dos cidadãos incivilizados? Talvez comprarem uma casa num condomínio privado, longe dos incivilizados e um com um alto gradeamento de cimento, com cancela e guarda.

Os gradeamentos, esse problema fulcral das sociedades contemporâneas. E assim vai o activismo queque.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

arte


Retirado do infame Spectrum.

domingo, 22 de novembro de 2009

Black Bloc

O renascer do movimento estudantil em Portugal, depois de anos de modorra, ficou marcado pela elevada participação de manifestantes do black bloc. Esperam-se tempos agitados.


Desemburkadas ou os excluidos do interior


Em Paris, as comemorações pelo apuramento da selecção argelina para o campeonato do mundo desembocaram em motins. O "novo espírito" francês depois da vitória no campeonato do mundo de 1998 já deu novamente lugar ao velho espírito dos antigos senhores coloniais, que ainda não suportam ver os indígenas nas ruas a dançar. À dança dos mélons responderam com balas de borracha. A isto responderam aquelas belas moças com um vivaz nique la police. Não consta que as moças estivessem emburkadas, como as imagens demonstram.